Publicação em destaque

Dos casos de dengue no Alto Tietê em 2024, 60% concentram nas cidades de Suzano e Mogi das Cruzes

Imagem
Juntas, as duas cidades somam 3.845 casos da doença, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde. Número de casos de dengue na região em 2024 já superou em 12 vezes o total de confirmações em todo o ano passado. Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue — Foto: Reprodução/RBS TV Suzano e Mogi das Cruzes concentram a maioria dos casos de dengue no Alto Tietê. Segundo dados do Painel de monitoramento da Divisão de Dengue, Chikungunya e Zika do Estado de São Paulo atualizados nesta quarta-feira (27), as duas cidades somam 3.845 confirmações da doença em 2024 (2.135 em Suzano e 1.710 em Mogi), o que corresponde a 60% de toda a região, que contabiliza 6.353. As duas cidades, além de Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema e Santa Isabel estão em epidemia por causa da alta de casos de dengue. Quatro cidades da região também decretaram emergência e alerta devido à doença: Guararema, Mogi das Cruzes, Santa Isabel e Suzano. Além disso, o balanço também indica que o número de ca

Suzano vai conceder isenção de IPTU às famílias prejudicadas pelas chuva

Laudo da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social vai apontar quais são os contribuintes atendidos
Suzano vai conceder isenção de IPTU às famílias prejudicadas pelas chuvaFoto: Wanderley Costa/Secop


Os proprietários de imóveis que sofreram prejuízos em razão das chuvas que caíram sobreSuzano nos últimos dias serão isentos do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deste ano. A medida foi definida pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi e será encaminhada ao Legislativo em formato de projeto de lei em tempo de ser votada já na sessão desta quarta-feira (13). Um laudo elaborado pela Defesa Civil e pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social ainda vai apontar a quantidade de famílias beneficiadas.

Tão logo ocorra a provação na Câmara, a iniciativa será sancionada pelo Executivo. De acordo com o prefeito, os contribuintes atendidos pela iniciativa que por acaso já pagaram a primeira parcela ou a parcela única do IPTU terão os valores restituídos. A Prefeitura de Suzano vai entrar em contato com cada uma dessas famílias para informá-las a respeito.

“Trata-se de uma medida emergencial que definimos como forma de ajudar as famílias suzanenses que, infelizmente, perderam seus pertences, conquistados com tanto esforço, e tiveram suas casas invadidas pela água e pela lama. Por isso, solicito o apoio dos vereadores, a fim de que possamos amenizar pelo menos um pouco o sofrimento dessas pessoas e auxiliá-las a se reerguerem em um momento tão delicado o mais rápido possível”, destacou Ashiuchi.

Além disso, o prefeito já encaminhou um ofício à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para solicitar que as mesmas famílias também tenham o desconto de até 5 mil litros de água (5m³) que precisarem usar ou já utilizaram para limpar suas residências, móveis, veículos, entre outros. “Não tenho dúvida de que a Sabesp vai nos apoiar nesta ação, que é humanitária. Felizmente, não foi registrado nenhum caso com vítimas, mas os prejuízos foram muitos e o que a Prefeitura de Suzano puder realizar será feito”, afirmou o chefe do Executivo.

Da mesma maneira, Ashiuchi também pediu à empresa Radial Transporte, responsável pelo transporte público coletivo na cidade, que emita passagens sociais aos beneficiados pelo período de dez dias, em número de 20 por pessoa, a fim de que possam utilizar ônibus das linhas municipais sem terem que arcar com a tarifa. A concessionária já confirmou que vai atender à solicitação da Prefeitura de Suzano.

Fonte: https://www.diariodesuzano.com.br/cidades/suzano Por
: Helio Teixeira Suzano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupo Shibata inaugura segunda unidade em Suzano Rede inaugura nova loja no próximo dia 25; este será o 30º supermercado da marca

Presídios - Coronavírus chega ao sistema prisional de SP; SAP e governo Doria mantêm visitas mesmo diante dos riscos.

A 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) do Exército Brasileiro faz patrulhamento em Suzano