Publicação em destaque

Dos casos de dengue no Alto Tietê em 2024, 60% concentram nas cidades de Suzano e Mogi das Cruzes

Imagem
Juntas, as duas cidades somam 3.845 casos da doença, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde. Número de casos de dengue na região em 2024 já superou em 12 vezes o total de confirmações em todo o ano passado. Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue — Foto: Reprodução/RBS TV Suzano e Mogi das Cruzes concentram a maioria dos casos de dengue no Alto Tietê. Segundo dados do Painel de monitoramento da Divisão de Dengue, Chikungunya e Zika do Estado de São Paulo atualizados nesta quarta-feira (27), as duas cidades somam 3.845 confirmações da doença em 2024 (2.135 em Suzano e 1.710 em Mogi), o que corresponde a 60% de toda a região, que contabiliza 6.353. As duas cidades, além de Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema e Santa Isabel estão em epidemia por causa da alta de casos de dengue. Quatro cidades da região também decretaram emergência e alerta devido à doença: Guararema, Mogi das Cruzes, Santa Isabel e Suzano. Além disso, o balanço também indica que o número de ca

Lista Mundial da Perseguição aponta cristãos perseguidos no mundo

O documento mostra os 50 países que mais perseguem cristãos no mundo

A Portas Abertas, organização que trabalha no serviço e apoio aos cristãos perseguidos no mundo, lançou nesta quarta-feira (10) os dados de uma pesquisa única, preparada de forma exclusiva no mundo. Com base em pesquisas de campo, a Portas Abertas publica, a cada ano, uma lista com os 50 países mais hostis ao cristianismo.

Um dos objetivos mais importantes de se monitorar a situação religiosa dos países é para que a Portas Abertas defina onde sua ajuda é mais urgente. A lista relaciona 50 países segundo o grau de perseguição que os habitantes cristãos mais enfrentam. Sua atualização é feita considerando-se os acontecimentos e o ambiente religioso do país ao longo do ano anterior.

Espalhados pelos cinco continentes, os países da Lista são os mais hostis à propagação do cristianismo e onde existem severas leis, normas e tradições contrárias a qualquer outro tipo de religião, que não seja a vigente.

Este ano, a Coreia do Norte e o Afeganistão obtêm o maior resultado na perseguição aos cristãos. Embora completamente diferente em política e estrutura social, a pesquisa para o período de novembro de 2016 a outubro de 2017 mostrou que esses dois países receberam pontuações máximas para pressão sobre os cristãos. Somente o escore de violência fez uma distinção entre o primeiro e o segundo lugar.

Medir a perseguição é mais do que apenas registrar incidentes violentos

De acordo com a Portas Abertas, aproximadamente 215 milhões de cristãos em países com 41 pontos ou mais experimentam "altos" níveis de perseguição por sua fé. Mas a perseguição nem sempre significa assassinatos ou penas longas em prisões. As Maldivas são um bom exemplo. Embora os relatos de incidentes violentos contra cristãos sejam poucos neste suposto paraíso turístico, a pesquisa na vida da igreja mostrou que a pressão está no nível máximo. Não é possível realizar nenhuma reunião na igreja e até os cristãos vindos de outros países preferem não organizar reuniões por medo represálias. Ao ler os perfis de país s, os números na lista de repente assumem uma verdadeira profundidade de significado.

Novo países no Top 50

O Nepal (25ª posição na Lista), onde ocorreu um forte aumento do nacionalismo religioso, com os radicais hindus tornando-se muito mais ativos tanto na pressão sobre os cristãos quanto na perpetração da violência.

Outro país a voltar para a Lista Mundial 2018 é o Azerbaijão (45ª posição), onde o aumento do acesso a informações, como ataques policiais e prisões, entre outros fatores, causou aumento.

A Líbia (7ª no rank) e a Índia (11ª) aumentaram 8 pontos, o que no caso da Índia foi claramente devido à crescente influência do hinduísmo radical. No período de relatório da Lista Mundial da Perseguição 2018, pelo menos 8 cristãos foram mortos por sua fé por militantes hindus, pelo menos 34 igrejas foram destruídas e cerca de 24 mil cristãos sofreram ataques na Índia.

A Lista completa e outros textos podem ser encontrados em: https://www.portasabertas.org.br/portas-abertas/artigo/listamundial

Lista Mundial da Perseguição 2018

1 - Coreia do Norte 

2 - Afeganistão 

3 - Somália 

4 - Sudão 

5 - Paquistão 

6 - Eritreia 

7 - Líbia 

8 - Iraque 

9 - Iêmen 

10 - Irã 

11 - Índia 

12 - Arábia Saudita 

13 - Maldivas 

14 - Nigéria 

15 - Síria 

16 - Uzbequistão 

17 - Egito 

18 - Vietnã 

19 - Turcomenistão 

20 - Laos 

21 - Jordânia 

22 - Tajiquistão 

23 - Malásia 

24 - Mianmar 

25 - Nepal 

26 - Brunei 

27 - Catar 

28 - Cazaquistão 

29 - Etiópia 

30 - Tunísia 

31 - Turquia 

32 - Quênia 

33 - Butão 

34 - Kuwait 

35 - República Centro-Africana 

36 - Territórios Palestinos 

37 - Mali 

38 - Indonésia 

39 - México 

40 - Emirados Árabes Unidos 

41 - Bangladesh 

42 - Argélia 

43 - China 

44 - Sri Lanka 

45 - Azerbaijão 

46 - Omã 

47 - Mauritânia 

48 - Bahrein 

49 - Colômbia 

50 - Djibuti

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupo Shibata inaugura segunda unidade em Suzano Rede inaugura nova loja no próximo dia 25; este será o 30º supermercado da marca

Presídios - Coronavírus chega ao sistema prisional de SP; SAP e governo Doria mantêm visitas mesmo diante dos riscos.

A 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) do Exército Brasileiro faz patrulhamento em Suzano